SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A apresentadora Astrid Fontenelle pediu desculpas por fazer um comentário de apoio a Rodrigo Branco após a publicação em que ele pediu desculpas por falas racistas contra Thelma Assis em 2020. Em publicação nesta terça-feira, explicou que entendeu, após conversa com seu filho Gabriel Fontenelle, que é negro, que injúria racial não pode ser tratada como um erro.
“Errei no seguinte aspecto: falei ‘errou, mas cometeu um crime’. E isso tem que ser martelado. E chamei ele para a luta antirracista. Errei de novo. Aprendi hoje um pouco melhor qual é o tamanho, a dimensão do pacto da branquitude”.
O conceito de pacto de branquitude foi criado pela psicóloga social e escritora Cida Bento. Ele afirma que existem acordos implícitos impostos na sociedade que garantem os privilégios de pessoas brancas.
Astrid também comentou que é ‘preciso ser mais Malcolm X’, em referência a um dos líderes do movimento negro durante as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos, e disse que precisa ficar mais atenta às pautas raciais.
“Você cometeu um crime, ponto final. Pague o que deve à Justiça. E as outras consequências serão impostas pela vida? Perda de trabalho, de amizade. Mas, se há muita coisa a perder, porque há pessoas que perdem muito mais, são aquelas que sofrem o racismo”, concluiu a apresentadora.
Gabriel Fontenelle também comentou no vídeo, explicando melhor seu posicionamento, e pediu ao público que faça esse mesmo tipo de cobrança a outros artistas que se solidarizaram com Rodrigo Branco.
“Fiz a minha parte com ela e peço que façam com os outros artistas. Façam com que eles entendam que não existe a palavra ‘erro’ quando se trata de crime; não existe ‘parabéns pela coragem de se posicionar com humildade’, já que não se dá parabéns por um erro desses, quiçá racista, quiçá covarde e fruto de arrogância.”
Rodrigo Branco se pronunciou mais uma vez nesta terça, em um vídeo, no qual voltou a fazer um mea culpa por suas falas de teor racista, em 2020. Ele foi condenado pela Justiça pos suas declarações e, na gravação, disse que não recorreu da decisão, além de afirmar que os últimos seis anos foram marcados por reflexão e aprendizado.
Sua manifestação recebeu apoio de diversas personalidades, como Xuxa, Deborah Secco e Juno Andrade, além de Astrid.







Publicar comentário