INSS pode antecipar 13º salário em 2026; veja o que se sabe

A possibilidade de o INSS antecipar o pagamento do 13º salário em 2026 é sempre tema de expectativa entre aposentados e pensionistas. Apesar de o governo ainda não ter publicado o decreto que define as datas, o comportamento adotado nos últimos anos reforça a tendência de que o valor seja liberado antes do segundo semestre.

Nos últimos cinco anos, a antecipação do chamado abono anual foi usada como instrumento para aquecer a economia e reforçar o orçamento de milhões de segurados. Como o pagamento já integra a previsão orçamentária, a mudança não amplia despesas públicas, apenas altera o período em que o dinheiro é liberado.

Se o modelo recente for repetido, os depósitos devem ocorrer entre abril e junho, divididos em duas etapas. A ordem segue o número final do benefício, desconsiderando o dígito após o traço.

Têm direito ao 13º quem recebeu, ao longo do ano, aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Beneficiários do BPC e da Renda Mensal Vitalícia ficam de fora, já que esses pagamentos não têm natureza previdenciária.

Em geral, a primeira parcela corresponde à metade do valor total e não sofre desconto de Imposto de Renda. Já a segunda parte inclui eventuais tributos para quem é contribuinte. Quem começou a receber o benefício depois do início do ano recebe o valor proporcional.

Após a oficialização do calendário, as informações poderão ser consultadas pelo aplicativo e site Meu INSS ou pelo telefone 135. O número final do cartão do benefício é o que determina a data exata do depósito.

Os primeiros vencimentos são para os proprietários de veículos com placa final 1, com prazo até esta quinta. Na sexta-feira (13), é a vez dos veículos com final 2. O cronograma avança nos dias úteis seguintes até alcançar as placas de final 0, no dia 23

Folhapress | 07:10 – 12/02/2026

Fonte: Notícias ao Minuto

Compartilhe

Publicar comentário