
Elon Musk quer base na Lua para impulsionar IA da xAI

Elon Musk realizou, na terça-feira (10), uma reunião presencial com funcionários da xAI e voltou a defender a criação de uma base na Lua que também atenderia aos interesses da empresa de inteligência artificial.
Segundo o jornal The New York Times, que afirma ter tido acesso a uma gravação do encontro, o bilionário disse que a companhia deveria instalar estruturas no solo lunar para fabricar satélites voltados ao desenvolvimento de modelos de IA. Musk também teria mencionado a ideia de construir uma espécie de catapulta gigante para lançar esses equipamentos ao espaço.
“Você precisa ir para a Lua”, teria afirmado o empresário durante a reunião. De acordo com o relato, ele argumentou que a iniciativa daria à xAI uma vantagem energética significativa em relação a outras empresas que disputam a corrida pela inteligência artificial. “É difícil imaginar o que uma inteligência dessa magnitude pensaria, mas será incrivelmente empolgante ver isso acontecer”, acrescentou.
A proposta se soma ao anúncio recente da fusão entre a SpaceX e a xAI. A nova estrutura empresarial tem como objetivo utilizar satélites em órbita para auxiliar no treinamento de modelos de IA.
A ideia envolve a criação de centros de dados no espaço, que poderiam operar com energia solar e aproveitar as baixas temperaturas do ambiente espacial para resfriamento natural dos equipamentos, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.
O Prototaxites viveu de 420 a 375 milhões de anos atrás. Eles se assemelhavam a troncos cilíndricos sem galhos e chegavam a medir oito metros de altura por um metro de largura.
Folhapress | 19:00 – 11/02/2026















Publicar comentário