AGORA

Governo de SP firma acordos para ampliar políticas de acessibilidade em Cotia e Embu das Artes

O Governo de São Paulo promoveu nesta quinta-feira (22) o evento “Inclusão em Pauta” nos municípios de Cotia e Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo ampliar as políticas públicas locais, por meio da assinatura de convênios com as prefeituras das respectivas cidades para os programas TODAS in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e o Centro TEA Paulista.

Em Cotia, o encontro ocorreu no auditório da Secretária Municipal da Educação. Além da coordenadora do programa TODAS in-REDE, Caroline Reis, a cerimônia teve a participação do prefeito da cidade, Welington Formiga, da secretária municipal da Neurodiversidade, Solange Aroeira, e do secretário municipal do Trabalho e Renda, Guilherme Ruiz Neto.

Antes da assinatura dos Termos de Compromisso, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marcos da Costa, destacou como essas ações podem transformar a vida de muitas famílias, e citou o exemplo da ampliação do atendimento do Centro TEA Paulista, que a partir de hoje passou a funcionar 24 horas.

“Por exemplo, uma mãe quando seu filho tem uma crise durante a madrugada. Essa mudança do horário estabelece um canal de apoio e orientação em diferentes situações e contextos, nas quais as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores podem ter um atendimento remoto, acessível e humanizado”, detalhou o secretário Marcos da Costa.

LEIA TAMBÉM: Centro TEA Paulista amplia operação e passa a ter atendimento 24 horas

Outra frente importante que vai ser fortalecida a partir da parceria com o município é a empregabilidade. “Nossa equipe oferece uma formação direcionada, de acordo com as demandas informadas pela prefeitura, para orientar e auxiliar sobre questões teóricas e práticas, a partir de uma metodologia chamada Emprego Apoiado”, destacou o secretário. “De um lado, ajuda as pessoas que buscam uma oportunidade a elaborarem um currículo, na análise do perfil profissional, a tirarem o laudo médico e no encaminhamento para vagas de emprego. Do outro, presta apoio às empresas e oferece suporte às equipes de Recursos Humanos, não só para favorecer a inclusão do candidato com deficiência, mas para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional no mercado de trabalho.”

Na parte da tarde, o evento foi realizado em Embu das Artes, no Centro Cultural Mestre Assis. O secretário executivo da SEDPcD, João Manoel Scudele de Barros, enfatizou a relevância dos programas no contexto de melhorias do município para pessoas com deficiência, e descreveu as possibilidades de transformação na realidade de muitas mulheres com os cursos voltados para a autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima e liderança.

Foto: Divulgação/Governo de SP

“Não é à toa que chama TODAS in-Rede. A partir da articulação em várias áreas, a proposta é fomentar a presença e a participação das mulheres com deficiência na sociedade. Hoje estabelecemos parceria com três programas fundamentais, mas também temos atuado em conjunto em outros setores, como saúde e educação, para justamente contribuir nos avanços não somente na pauta de direitos, mas no desenvolvimento de todo o município”, afirmou Scudele.

Além da vice-prefeita, Elisabete Alves Carvalho, também participaram do evento em Embu das Artes o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Campos Silva, a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Thais Prado e o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, José Milton.

LEIA TAMBÉM: SuperAção SP avança e libera segunda parcela de cofinanciamento para municípios paulistas

Sobre os acordo firmados na região

Centro TEA Paulista
Espaço de referência pública e gratuita para o atendimento especializado de pessoas com TEA, oferecendo suporte multidisciplinar, acolhimento familiar e articulação com políticas públicas de saúde, educação e assistência social.

Programa TODAS in-Rede
Oferece cursos voltados para mulheres com deficiência, com temas como: trabalho, geração de renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. Também inclui capacitação para profissionais que atuam nas redes de proteção e atendem mulheres com deficiência vítimas de violência.

Programa Meu Emprego Inclusivo (PEI)
Com a intenção de levar mais oportunidades de desenvolvimento profissional e permanência no mercado de trabalho às pessoas com deficiência, a iniciativa oferece qualificação profissional e empreendedora; análise do perfil profissional; perfil da funcionalidade e laudo médico; encaminhamento para vagas de emprego; e apoio às empresas.

Fonte: agenciaSP

Compartilhe

Publicar comentário